Hub de Conteúdo CICLO Academy

Como alcançar a excelência operacional da cadeia de suprimentos contínua

A habilidade de executar, de forma perfeita e em tempo real, é crucial para que sua empresa possa desenvolver uma cadeia de abastecimento contínua. Ser capaz, de forma exclusiva, de conectar os múltiplos aspectos dessa execução – não apenas o sistema de gerenciamento de pedidos, mas também a adoção de TMS para gerenciamento de transportes e de WMS para gerenciamento de armazéns – é crucial para a execução de uma cadeia de abastecimento contínua.

Integração de múltiplas partes, da compra ao recebimento

A gestão de compras ou a capacidade de estabelecer uma conexão em tempo real com fornecedores é primordial. Na verdade, o que estamos falando aqui é sobre a necessidade de orquestrar operações físicas e financeiras de ponta a ponta entre o gerenciamento de pedidos, gerenciamento global de negócios, transportes, armazéns, rastreamento de produtos e até mesmo o gerenciamento de contas a pagar.

Processo simplificado de manufatura

A execução do processo de manufatura é focada na simplificação de processos, levando a uma melhor tomada de decisões e ganhos de produtividade. As cadeias de suprimento devem otimizar e automatizar o processo de manufatura, desde as matérias-primas e os componentes até os produtos finalizados. Ter a capacidade de prever e otimizar os prazos de entrega é vital para a melhoria da cadeia de produção.

Processo estratégico de operacionalização & abastecimento de armazéns

A globalização acrescenta novos níveis de complexidade para manter a visibilidade dos processos de inventário, remessa e rastreamento de produtos — muitas vezes através de várias regiões geográficas. Além de tornar as operações sofisticadas nos armazéns ser ainda mais desafiador, a globalização ainda traz dificuldades para as cadeias de suprimento permanecerem competitivas, manterem os custos baixos e a lucratividade. Para superar esses desafios, a sua organização deve reavaliar a necessidade de mudar as práticas, processos e sistemas de armazenamento a fim de aumentar a produtividade e a visibilidade e baixar os custos dos armazéns.

Os clientes desejam que seus pedidos sejam entregues com mais rapidez, que não contenham erros e sejam mais customizados em relação às suas necessidades — tudo isso a um custo mais baixo. O que se espera é que as cadeias de suprimento agilizem cada vez mais a entrega de pedidos em relação ao que costumava ser feito no passado. Dessa forma, torna-se crucial a capacidade de sua empresa de alinhar competências através de toda a cadeia operacional dos armazéns e de todos os canais de abastecimento.

Rastreabilidade de produtos

Com cadeias de suprimento mais amplas e mercados globalizados, a segurança, a sustentabilidade e as promessas das marcas de vários itens que adquirimos hoje em dia têm se tornado mais visíveis, mas também mais vulneráveis. Deve-se capturar um amplo histórico da cadeia de suprimento a fim de criar uma solução de rastreabilidade de produtos que seja adequada para os próximos desafios. Entre os benefícios de um programa abrangente, temos uma maior exatidão da localização, maior rapidez na análise da raiz dos problemas, redução do tempo e do custo em atividades de quarentena de produtos e, finalmente, uma maior conformidade.

Controle de transporte

Para contribuir para a contenção de gastos com transporte, sua companhia deve complementar a estratégia com visibilidade e controle globais sobre o processo. A adoção dessa abordagem “bimodal” em relação ao processo global de transporte corporativo pode contribuir para que sua companhia melhore o desempenho e alcance o próximo nível de maturidade de logística.

Ligando os pontos

Gerenciar processos complexos de execução da cadeia de abastecimento pode ser facilitado através da integração dos sistemas necessários para operar o seu negócio. Trabalhar com um parceiro de confiança para desenvolver essas competências é o primeiro passo na direção da excelência operacional.

Para saber mais sobre o futuro do gerenciamento de WMS, acompanhe gratuitamente o webinário ARMAZÉM DO FUTURO, que será transmitido pela CICLO Marketing em parceria com a INFOR no dia 18/03, das 10h às 11h.

CATEGORIAS

POSTS RECENTES

NEWSLETTER

Inscreva-se em nossa Newsletter

Fique ligado em nossas novidades!