Colocando em prática a transformação digital nas empresas

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O uso massivo de smartphones, além de acessos à internet, é impulsionado pelo que chamamos de transformação digital nas empresas, conceito obrigatório para quem almeja inteligência competitiva no mercado atual.

Em todos os setores, essa revolução vem ocorrendo de forma estrondosa, não sendo diferente para a área de Supply Chain, que tende a se tornar cada vez mais estratégica com esse tipo de tecnologia.

Involuntariamente, os gestores já têm essa noção de revolução, mas precisam implementá-la em seu negócio, sob pena de custos desnecessários e ferramentas inadequadas. Neste post, veremos como colocar essa transformação em prática. Acompanhe!

A importância da transformação digital nas empresas

O tempo em que as transações de compras e vendas eram realizadas de forma presencial está cada vez mais ultrapassado. Com a quantidade de dados e informações disponibilizadas na internet, podemos dizer que “as pessoas estão cada vez mais digitais”.

Isso por si só, já é um fator preponderante para que as grandes empresas se digitalizem. Além disso, se considerarmos outros fatores também fundamentais como o registro virtual de ações, a coleta e a sincronização de informações e outras funcionalidades, descobrimos que essa transformação é inevitável para qualquer negócio.

Tratando-se especialmente de logística, a tecnologia exerce um papel excepcional, pois facilita a rotina e a otimização de processos, além de gerar relatórios muito mais precisos para a tomada de decisão pelos gestores. Veja agora como aplicar essa transformação.

A implementação de transformação digital nas empresas

A transformação digital nas empresas não pode ser fruto de uma adoção desordenada de tecnologia e inovação. Por isso, preparamos um passo a passo para essa implementação com as melhores práticas. Acompanhe.

Estude as tecnologias

Entenda sobre as soluções tecnológicas da sua área de atuação. Verifique o valor de cada inovação e o quanto cada uma será útil para o negócio como inteligência artificial, robotics, automação, analytics, internet das coisas e outras.

Defina metas e objetivos claros

A partir desse diagnóstico, estabeleça prazos compatíveis com o potencial econômico e intelectual da empresa, alinhando com as estratégias empresariais. Nessa perspectiva, o ideal é aplicar metas e objetivos conscientes, mas com senso de urgência para implementação.

Envolva o time de colaboradores

Muito se fala em cultura data driven que é uma espécie de mentalidade voltada para a execução de serviços baseada em rotinas e processos tecnológicos. Mas nos referimos a não restringir essa aplicação ao corpo de gestores e fazer com que os funcionários compreendam, por meio de treinamentos e orientações, sobre a adaptação a um serviço digitalizado.

Invista em infraestrutura

Após esses estágios, você identificará com mais clareza todo o ferramental necessário para a criação da infraestrutura. Então, escolherá hardware e software ideais para essa implementação.

Faça uma boa gestão

Sabemos que uma boa gestão de Supply Chain gera benefícios como a otimização de receita, a profissionalização da produção e a minimização de custos. Da mesma forma, precisamos fazer a gestão da transformação digital da forma correta. Entre os principais benefícios disso apontamos:

  • ganho de inteligência competitiva;
  • atualização tecnológica;
  • agilidade em rotinas e processos.
  • aumento do nível de serviços.

Bem, se o seu negócio precisa de mais qualidade, melhores níveis de serviços, redução de custos, produtividade e otimização de processos, com certeza você precisa dessa transformação. Neste artigo, nós discorremos sobre a importância dessa inteligência tecnológica e quais as melhores práticas de implementação.

A transformação digital nas empresas pode ser um assunto urgente em seu planejamento. Nesse sentido, sugerimos acompanhar novos eventos e blog e se preparar para essa implementação!

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